Arroz Cachinho é tema de Dia de Campo em Sentinela do Sul/RS

Extraído de: portaldoagronegocio   Março 28, 2012

Nesta quinta-feira (29) será realizado um Dia de Campo sobre a produção de Arroz Cachinho, em Sentinela do Sul/RS

O encontro é promovido pela Emater-RS/Ascar, juntamente com a Embrapa Clima Temperado, Associação dos Produtores de Arroz Cachinho e Departamento do Meio Ambiente de Sentinela do Sul, na propriedade de Dioni Cezar Vencato, a partir das 9h.

A plantação do arroz cachinho faz parte de um projeto, iniciado em 2009, com o objetivo de melhorar a qualidade da semente para ampliar a comercialização e o rendimento dos produtores e ainda criar uma identidade municipal atrelada ao cultivo do cereal, tradicionalmente plantado e consumido pelas famílias da região. Já em 2010, a Assembléia Legislativa do Estado nomeou o município como a capital gaúcha do arroz cachinho.

De acordo com engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar em Sentinela do Sul, Ricardo Bonini, “no evento os agricultores vão poder tirar dúvidas e trocar informações sobre os aspectos técnicos do cultivo, secagem e armazenagem do arroz cachinho e o seu uso na gastronomia”.

O arroz cachinho é um arroz do tipo grão curto. Possui formato um pouco mais arredondado e adquire uma consistência mais cremosa depois de cozido. Na culinária gaúcha, é utilizado em pratos como o arroz de carreteiro, arroz com galinha e arroz com leite.

Autor: Vinculado ao portaldoagronegocio


 
 
Deixe seu comentário



Siga o Ecofinanças