Conab agiliza entrega de milho no Nordeste

Extraído de: sonoticias   Agosto 23, 2012

A situação emergencial de escassez de milho no semiárido nordestino, onde a região enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos, levou o presidente Rubens Rodrigues dos Santos a Salvador (BA), esta semana, para estudar com os superintendentes regionais da região alternativasde socorro.

Através das Portarias Interministeriais 470/2012 e 601/2012, foi autorizada a remoção de 400 mil toneladas de milho para atendimento aos pequenos criadores dos municípios amparados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). No entanto, devido ao aumento da demanda por frete, as novas regras para o transporte rodoviário previstas no Estatuto do Motorista e o protesto dos caminhoneiros, houve um aumento no prazo de entrega dos produtos e consequentemente aumento das tarifas de transporte.

Ante este cenário, a Conab busca suspender a Medida Interministerial 34/2004 que estabelece que as indicações de estoques devem obedecer ordem de prioridade. O objetivo é aumentar o número de origens, melhorando o fluxo de embarques para o Nordeste.

As Suregs se comprometeram com o presidente a avaliar e encaminhar a capacidade de recepção do produto nos pólos de distribuição e nas Unidades Armazenadoras, além de providenciar as demandas de cada estado para os próximos 60 dias.

Autor: Vinculado ao sonoticias


 
 
Deixe seu comentário



Siga o Ecofinanças