Criação de emas e suas vantagens

Extraído de: afe.noticias   Dezembro 04, 2013

Entre as diversas vantagens que a criação de emas possui, a facilidade do manejo é uma das principais

A ema exige poucos cuidados nos tratos diários, e não demandam grandes espaços.

A ema é uma ave silvestre que tem a capacidade de viabilizar economicamente muitas propriedades rurais, além de ser uma ótima alternativa para a diversificação na produção pecuária. O Brasil possui a maior população nativa desta espécie, representando um patrimônio genético, recurso da fauna a ser preservado e utilizado de forma racional.

Por se tratar de uma ave mais adaptada às condições nacionais, a ema é bem mais produtiva e, devido ao seu porte menor, ela é mais afável, sendo considerada por muitos criadores melhor que o avestruz para ser mantida em sítios e propriedades rurais.


Entre as diversas vantagens que a criação de emas possui, a facilidade do manejo é uma das principais, isso porque elas são aves rústicas e de baixa mortalidade. A ema exige poucos cuidados nos tratos diários, e não demandam grandes espaços. Em uma área de pastagem para uma vaca, é possível ao pecuarista criar uma colônia composta de seis fêmeas e quatro machos.


Quanto à alimentação que deve ser servida às emas, ela é relativamente simples, constituída de vegetais, além de roedores e serpentes. Pastagens e ração comercial ou misturas, que podem ser feitas na propriedade, formam a dieta. As emas têm preferência pelo capim, cana, milho, mandioca, abóbora, pequi, soja e outras frutas e leguminosas.


Quanto à postura de ovos, as fêmeas colocam entre 20 e 25 ovos por período e a tarefa de chocar os ovos e criar os filhotes cabe aos machos. Quando criados em cativeiros, um bom macho incuba duas vezes por ano, caso os filhotes sejam retirados ainda pequenos. Os ovos também podem ser levados para uma incubadora, o que motiva a fêmea a aumentar a postura.


A carne da ema é muito apreciada, já as penas são aproveitadas tanto na época do Carnaval, quanto no mercado de espanadores; o couro é matéria-prima para artigos nobres e até a gordura é utilizada, com propriedades de grande absorção, sendo aproveitada nas indústrias terapêuticas, farmacêuticas e mecânicas.


Para maiores informações, consulte o livro Criação de Emas, elaborado pela AFE – Aprenda Fácil Editora. O livro conta com orientações a respeito da descrição da espécie, anatomia e fisiologia da ema, sistemas de criação, instalações e manejos diversos, entre outras. Confira!


Por: Beatriz Lázia

Autor: Vinculado ao afe.noticias


 
 
Deixe seu comentário



Siga o Ecofinanças