Indústria de SC precisará de mais 461 mil trabalhadores qualificados até 2015

Extraído de: adjorisc   Setembro 25, 2012

As carreiras que atenderão essa demanda, identificada no Mapa do Trabalho, serão apresentadas no Mundo SENAI, evento a ser realizado de 26 a 28 de setembro em todas as unidades da instituição

Para que a indústria de Santa Catarina possa crescer no ritmo esperado até 2015, será preciso contar com um contingente de 461,5 mil trabalhadores com formação profissional adequada. A estimativa é do SENAI, que divulgou na última semana a publicação Mapa do Trabalho Industrial 2012, que aponta as principais áreas demandadas pelo setor. Para mostrar aos jovens algumas dessas oportunidades, a instituição realiza entre a próxima quarta e sexta da próxima semana (26 a 28 de setembro) o evento Mundo SENAI. Em Santa Catarina, a instituição integra o Sistema FIESC.

O Mundo SENAI é uma oportunidade de estudantes, profissionais e empresários conhecerem o trabalho que é realizado no SENAI por meio de visitas guiadas às instalações, mostras de projetos, palestras e minicursos. O evento reunirá ainda alunos e ex-alunos da instituição, que poderão compartilhar suas experiências.

Além de se familiarizarem com o ambiente e as perspectivas do setor industrial, os visitantes também receberão o Guia das Profissões Industriais, que traz informações sobre as 20 principais áreas do setor produtivo de Santa Catarina, aponta tendências do mercado de trabalho e indica opções de educação profissional. A intenção é de auxiliar os jovens a escolherem suas carreiras a partir de um leque maior de opções.

Outra atração será as mostra tecnológicas, com projetos desenvolvidos por alunos. Os trabalhados mostram a habilidade dos estudantes de aplicar a teoria na prática e propor soluções para a indústria e facilitar o cotidiano da sociedade. Em algumas unidades, também serão realizadas as provas seletivas da Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das américas.

Mapa do Trabalho

Uma das instituições que poderá atender à demanda dos 461 mil profissionais qualificados é o próprio SENAI, que em Santa Catarina pretende duplicar, até 2014, o número de matrículas em educação profissional em relação a 2010, chegando gradualmente ao total de 175 mil. Somadas as metas anuais de matrículas da instituição de 2012 a 2015, a expectativa é de qualificar mais de 577 mil pessoas. A expansão será por meio de parcerias com o setor público, empresas e entidades patronais, além da ampliação do número de unidades fixas e móveis.

Mais informações sobre o evento Mundo SENAI 2012 no site http://www.mundosenai.com.br/. 

 

Autor: Vinculado ao adjorisc


 
 
Deixe seu comentário



Siga o Ecofinanças