Ter uma gestão humanizada é o primeiro passo para o sucesso empresarial

Extraído de: refrescante.empresas.negocios   Abril 26, 2012

Ter uma gestão humanizada é o primeiro passo para o sucesso empresarial (foto: divulgação)

Ser líder de profissionais da geração X e Y tem se tornado uma difícil tarefa para alguns gestores. Além disso, a necessidade de se destacar perante os concorrentes, faz com que as empresas foquem mais em resultados do que em pessoas, gerando profissionais desmotivados e sem iniciativa.

Estas atitudes prejudicam o desempenho da empresa, já que a insatisfação dos funcionários acaba sendo transmitida para os clientes, através de um mau atendimento, respostas ríspidas e em casos mais graves, até desrespeito com o próximo. Além disso, a desmotivação dos colaboradores no ambiente de trabalho, ocasiona doenças como estresse e depressão. De acordo com o especialista em transporte urbano e gestão humanizada, Adair Teixeira, uma boa gestão é baseada em um excelente relacionamento interpessoal, no reconhecimento do profissional como pessoa, ou seja, uma preocupação e o respeito que vai além do ambiente de trabalho.

"Sem grandes investimentos, é preciso reconhecer as pessoas, o principal ativo de uma empresa. A gratidão da instituição mostra o quanto o colaborador é importante, e faz com que ele não se sinta apenas um número" -declara.

Com essa visão, Adair Teixeira criou em uma companhia o "Calendário Esportivo" para promover, através de atividades esportivas, a interação entre todos da empresa; o "Treinamento/Liderança" para motivar os colaboradores a querer se tornar grandes líderes, entre outros projetos. Por meio dessas ações simples, a empresa melhorou os resultados e fez com que todos buscassem o melhor, tanto pra si, quanto para a companhia, já que os colaboradores também reconhecem o que a empresa faz por eles.

Com essa visão, Adair Teixeira criou em uma companhia o "Calendário Esportivo" para promover, através de atividades esportivas, qualidade de vida e a interação entre todos da empresa; o "Treinamento/Liderança e equipes" para motivar os colaboradores a querer se tornar grandes líderes, entre outros projetos, tais como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com o envolvimento dos colaboradores, comunidades e escolas da região; o Gerenciamento de combustível e lubrificantes, o Gerenciamento de Pneus e fóruns para discutir com os fornecedores e colaboradores as melhorias para a organização, Interação com outras empresas, do mesmo segmento, para realizarem benchmarking, em busca de crescimento contínuos e padronizados. Por meio dessas ações simples, a empresa melhorou os resultados.

O especialista, que também, é Diretor Operacional da Viação Riacho Grande, implantou também, ações de gestão humanizada dentro da empresa, como o "Acontece na Manutenção" que é um bate-papo entre ele e os colaboradores, realizado uma vez por dia, durante duas horas, onde é discutido o processo de manutenção da empresa. "Os colaboradores são ouvidos e isso faz toda a diferença no processo" -resume.

"A gestão humanizada deve ser aplicada em todas as empresas, independente da sua área de atuação, já que a receita para gerar lucro é um bom ambiente de trabalho, onde os profissionais saibam que sua função é de vital importância para o sucesso corporativo" -declara Adair.

.: Sobre Adair Teixeira
Formado em Direito pela Universidade do Grande ABC, com especializações em Direito Processual Civil pelo Mackenzie, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Pessoas e em Finanças , pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui experiência de mais de 17 anos no segmento de transporte urbano. Neste período, Adair Teixeira foi responsável por ações fundamentais dentro das empresas na qual trabalhou, como a aplicação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA); a implantação da ISO 9001, por intermediar a contratação de empresas especializadas na implantação de palestras motivacionais e treinamentos de liderança, implantando estas ações inovadoras, em diversas empresas do setor. Atualmente, atua como Diretor Operacional da Viação Riacho Grande, Auto Viação Triângulo e a Viação Imigrantes, visando aperfeiçoar os processos e implantar melhorias significativas para a população e para os colaboradores da empresa.

Autor: Vinculado ao refrescante.empresas.negocios


 
 
Deixe seu comentário



Siga o Ecofinanças