Como conseguir o primeiro emprego sem experiência?

Início de carreira é quase sempre aquela história: os jovens se perguntam como conseguir o primeiro? Muitas empresas buscam experiência, mas como conseguir a tal experiência se ninguém dá a primeira chance?

Para muitos, o paradoxo do primeiro emprego é um beco sem saída. E aí, quando não enxergam nenhuma alternativa ou solução para vencer esse impasse, acabam perdendo a motivação e deixando a busca de lado.

Com certeza você se identificou e está buscando opções para conseguir o primeiro emprego sem ter experiência? Para te ajudar a conquistar esse objetivo, hoje nós fizemos uma lista de opções para impulsionar o início da sua vida no mercado de trabalho.

Dicas de como conseguir o primeiro emprego

A hora de procurar emprego chega para todo mundo e quem não experiência sofre com essa primeira oportunidade, mas é possível colocar em prática algumas dicas para impulsionar as chances. Veja abaixo!

#1 Você pode ser o seu maior case

blank

Se ninguém parece estar disposto a te dar uma oportunidade, por que você não a cria?

Então, você pode tocar aquele projeto pessoal que sempre teve vontade de levar para frente, usando-o como uma forma de desenvolver as suas habilidades e ganhar vivência prática.

Logo, na hora de conversar com um recrutador, você vai ter exemplos para falar sobre o seu perfil e também resultados para mostrar.

Além disso, também existe a possibilidade de você prestar o seu serviço para outras pessoas.

Afinal, existem plataformas online, como a Trampos.com, a Freelancer que conectam empreendedores e profissionais autônomos, oferecendo um ambiente online no qual as partes podem trabalhar juntas.

#2 Busque por trabalhos voluntários

Além de enriquecer o currículo, os trabalhos voluntários são uma ótima alternativa para você entender a dinâmica do mercado e colocar em prática o que aprendeu na faculdade.

Sem contar que os trabalhos voluntários ainda geram vivências impressionantes e que você pode utilizar de exemplo no momento que for conversar com os recrutadores, por exemplo.

#3 Capacite-se sempre que tiver oportunidade

Participe de eventos na sua área e faça o máximo de cursos que puder. Entenda qual foi a contribuição de cada um para torná-lo um profissional melhor e também aproveite esses momentos para fortalecer a sua rede de contatos.

Assim, durante os processos seletivos, saber apontar como determinado curso auxiliou a sua formação e dar exemplos de como a teoria pode ser aplicada na prática ou no contexto da empresa faz com que os recrutadores valorizem mais o candidato.

#4 Viaje

Se for possível, aproveite o fato de que você ainda não ingressou no mercado de trabalho para ganhar experiência internacional.

Portanto, esse é o melhor momento para conseguir passar um tempo fora do Brasil sem ter em mente as preocupações que irão surgir quando você estiver trabalhando, inevitavelmente.

Neste caso, é possível fazer até mesmo um intercâmbio, por exemplo, ou um trabalho voluntário, visto que existem instituições que promovem viagens para jovens que querem incrementar o currículo.

Inclusive, viajar é muito interessante, especialmente porque você aprende muito na vivência e ainda pratica outra língua, o que é incrível para quem está em busca de como conseguir o primeiro emprego com mais rapidez e facilidade.

#5 Prepare seu currículo de acordo com a vaga

Se você realmente quer aprender como conseguir o primeiro emprego, cuidar do currículo é fundamental.

Desta forma, o seu currículo precisa, obrigatoriamente, ser um reflexo da vaga que você deseja preencher.

Sendo assim, este é o momento de você listar detalhes e habilidades que tenham ligação com a vaga pretendida, mantendo o foco no que realmente importante.

Desse modo, ao fazer isso, você tem maiores chances de ser convocado para uma entrevista, mesmo que não tenha qualquer tipo de experiência profissional.

#6 Como conseguir o primeiro emprego? Converse com colegas que estão trabalhando

Além de todas as dicas vistas acima, conversar com colegas que estejam trabalhando é também uma excelente maneira de conseguir o seu primeiro emprego.

A razão é simples: essas pessoas podem indicar você nas empresas em que trabalham, facilitando assim o seu caminho rumo ao mercado de trabalho.

Sem contar que por elas estarem empregadas, é natural que saibam mais sobre como se portar na entrevista de emprego, ajudando você a fazer o mesmo quando for o seu momento.

#7 Pratique a entrevista de emprego

Por fim, a última dica de como conseguir o primeiro emprego é praticar o momento da entrevista, visto que ele é decisivo.

Então, é o momento de você simular uma conversa com o recrutador, pensando em respostas para as perguntas mais comuns, como:

  • Qual seu maior defeito?
  • Por que você é ideal para a sua vaga?
  • Qual a sua maior qualidade?

No mais, agora é com você: coloque em prática todas essas dicas e conseguir aquela oportunidade de emprego que sempre sonhou vai se tornar muito mais fácil.

Leia também: Como criar o Curriculum Vitae mais destacado em tempo de pandemia?