Como criar o Curriculum Vitae mais destacado em tempo de pandemia?

Criar o curriculum vitae profissional e atualizado, especialmente em tempos de pandemia pode ser uma mais-valia.

Isso porque, nestes tempos o mais indicado é sempre buscar ao máximo se destacar dos concorrentes da melhor maneira possível.

Então, este documento faz total diferença, pois é o primeiro contato do recrutador com a sua pessoa.

Logo, nunca é muito ter em conta tanto o detalhe e organização das nossas informações pessoais como a própria apresentação do CV.

Afinal de contas, a maneira como você apresenta os dados e a estrutura do seu currículo fazem total diferença para ser convocado para a seleção onde você poderá mostrar todo o seu potencial.

Assim, neste artigo, vamos trazer as principais informações sobre como criar um curriculum vitae mais destacado em tempos de pandemia. Confira agora mesmo!

O porquê de um currículo?

Acima de tudo, o currículo é a nossa carta de apresentação ao mundo profissional, sendo, quase sempre, a janela de abertura à pessoa que inicialmente analisa o nosso perfil para uma eventual vaga de trabalho.

Sobretudo, é importante manter todas as nossas informações atualizadas, bem organizadas e com uma apresentação tão simples quanto eficaz.

Analogamente, devemos pensar em algo que permita a qualquer um perceber com facilidade se temos o que é necessário ou não para aquela posição ou até para outras que podem estar em aberto no departamento de recursos humanos.

Primordialmente, podemos dizer que um currículo bem estruturado é um potencial ferramenta para chamar a atenção de um recrutador.

Como mencionado acima, o CV é, indubitavelmente, a porta de entrada para entrevistas e possíveis empregos.

Então, um currículo bem estruturado e completo deve, em simultâneo, apresentar os padrões gerais:

  • um conteúdo de qualidade,
  • exaltando, primeiramente, as competências profissionais desenvolvidas,
  • informações que mais interessam aos contratantes

Como criar o curriculum vitae?

Para facilitar o seu processo de criação de um curricular vitae profissional e bem estruturado, abaixo trazemos algumas dicas importantes para facilitar. Confira agora mesmo!

Seja objetivo

É importante que você se imagine no lugar do recrutador, recebendo dezenas de currículos diariamente. Com tantas opções para analisar, ele não vai se demorar em documentos com 3 páginas, por exemplo.

Logo, é fundamental que você organize as informações da maneira mais clara e objetiva possível, dando destaque as experiências e cursos profissionalizantes.

Tamanho e formato adequado para criar o curriculum vitae

Não existe uma regra quanto a fonte, mas é sempre importante que ela seja de fácil compreensão e leitura, assim vale usar Arial, Times New Roman e até mesmo Verdana.

Então, com relação ao tamanho da fonte, o indicado é o texto de tamanho 12 e tamanho 16 para subtítulos e informações mais destacadas.

Informações essenciais devem ser priorizadas

Todo currículo tem informações básicas, como nome, telefone, e-mail, etc. Então, é importante que você priorize aquelas mais importantes, como cursos, experiências e número de contatos.

Além disso, para criar o curriculum vitae e se destacar na pandemia é essencial que você não minta, já que durante a avaliação você será confrontado, logo não vale a pena destruir a sua imagem profissional.

Atenção ao inserir foto

Algumas empresas solicitam que o candidato insira uma foto, o que requer bastante atenção neste processo, pois o ideal é uma fotografia em alta resolução e em fundo branco.

Assim sendo, jamais faça o envio de selfies ou fotos descontraídas, o objetivo é ser o mais profissional, então tenha uma aparência formal na fotografia e não coloque imagem grande para não ocupar um espaço exagerado no currículo.

Onde criar o curriculum vitae?

Em síntese, podemos considerar que o uso do OnlineCV é uma útil e poderosa ferramenta que adianta MUITO trabalho a quem pretende criar um currículo de base ou apenas pretende atualizar o que já possui.

Obviamente que existem milhares de opções, dicas e afins pela Internet, mas nem sempre é simples colocar tudo em prática no momento da criação do documento.

Então, no Online CV você tem a flexibilidade e interface simples, facilitando assim de maneira impressionante o desenvolvimento do seu documento.

Inclusive, estamos em posição de afirmar, pela experiência tida, que pode ser indicado para Profissionais, Estudantes ou candidatos a empregos pela primeira vez.

Dessa maneira, pode ser uma boa ferramenta a ter em conta no momento exato de criar o curriculum vitae para se destacar na pandemia.

Por último, não podemos deixar de destacar o fato de ainda podermos acrescentar a facilidade de construção de cartas de apresentação, também atrativas e com bastantes dicas que podemos encontrar na plataforma.

No fundo, uma boa carta de apresentação e um currículo bem organizado e apelativo visualmente são o primeiro avanço ao recrutador sobre o tipo de pessoa que vai encontrar dali em diante.

Por conseguinte, dali para frente, é com você, durante a entrevista mostrando seus potenciais e diferenciais dos outros candidatos, conseguindo assim garantir a vaga de emprego nestes tempos tão difíceis de pandemia.