Rj recebe postos de distribuição de vagas de emprego

Para superar a crise econômica que atingiu os setores de emprego e renda durante a pandemia, Niterói abriu um centro de trabalho para moradores da cidade e de cidades vizinhas, chamado de postos de distribuição de vagas de emprego.

Assim, além do prefeito Axel Grael e autoridades locais, participou do evento o governador em exercício Cláudio Castro.

Dessa maneira, o prefeito destacou a importância de se estabelecer um sistema nacional de emprego (Sine) para a população da região e de outras cidades.

“A chegada deste equipamento público vai ajudar num dos grandes dramas, que é o desemprego em função da pandemia. Há essa necessidade de apoio aos governos para fazer com que essas pessoas busquem emprego e as empresas abram oportunidades. Tomamos, em todo esse tempo, medidas para amenizar o problema de trabalho e renda na cidade”, destacou.

O governador em exercício Cláudio Castro enfatizou os esforços conjuntos no combate ao desemprego e disse que pode aprovar a conta de auxílio emergencial de 300 reais ao Estado do Rio, que foi anunciada na Alerj no início desta semana.

“Só com trabalho de parceria é que vamos conseguir tirar essa situação que estamos passando hoje no estado. E essa iniciativa [criação do Sine] ilustra muito bem isso. Esse auxílio [R$ 300] tem que ter começo, meio e fim. O que a gente tem que ter é a geração de renda e trabalho. Fui hoje a Brasília falar da reforma tributária e de uma política de qualificação econômica. [Precisamos de] muita articulação interna e todos estamos numa linha única, do equilíbrio da necessidade de salvar o estado e da população ter um equipamento público para emprego e renda”.

Inauguração dos postos de distribuição de vagas de emprego

Na inauguração do novo posto da Avenida Feliciano Sodré, 43 pessoas enviaram cartas a moradores de outras cidades em busca de serviços.

Então, om princípio, os serviços públicos serão organizados previamente por meio de canais digitais.

Dessa maneira, a estimativa é de 90 consultas por dia no primeiro dia, devendo ser seguidos os procedimentos de higiene para o controle do novo coronavírus.

O Sine é um programa do governo federal administrado pelo Secretaria de Estado de trabalho e renda (Setrab) no Rio de Janeiro.

Assim, já são 44 postos no estado, 28 deles localizados em áreas metropolitanas. Essas unidades oferecem aos cidadãos oportunidades de emprego e orientação. 

Como funciona os postos de distribuição de vagas de emprego?

Além da disponibilização de vagas de emprego, o SINE também oferece serviços direcionados aos trabalhadores, como a obtenção da Carteira de Trabalho e a solicitação de apoios governamentais, como o Seguro-Desemprego.

No entanto, uma das funções mais importantes do SINE é interligar a mão de obra desempregada às empresas e muito mais.

Isso porque, através dele as pessoas interessadas podem ir em busca de vagas de emprego que estejam atreladas às suas necessidades.

Portanto, para preenchimento de qualquer uma das vagas basta se dirigir até uma das unidades dos postos de distribuição de vagas de emprego com seus documentos.

Ao chegar lá, você deve comunicar quais vagas você tem interesse e a partir daí você será indicado para elas.

Então, é interessante citar ainda que sempre que possível você deve ir ao Sine atualizar as suas informações para que as oportunidades cheguem até você.

Quais vagas são oferecidas nos postos de distribuição de vagas de emprego?

Então, não é possível citar com exatidão quais são as vagas ofertadas nos postos de empregos, mas elas envolvem as mais diferentes áreas e cargos, como:

  • Vendedores;
  • Técnicos em segurança do trabalho;
  • Atendentes;
  • Secretárias;
  • Auxiliar de serviços gerais;
  • Operador de empilhadeira;
  • Cabelereiros e muito mais.

Portanto, o mais interessante é que você vá até o posto e se inscreva para as vagas disponíveis de acordo com a sua capacidade e interessante.

Inclusive, vale a pena citar que algumas oportunidades não exigem qualquer tipo de conhecimento ou experiencia, bastando que você tenha o ensino fundamental, como é o caso das oportunidades para serviços gerais.

Como se inscrever?

Para se inscrever nos postos de distribuição de vagas de emprego você deve comparecer até um deles apresentando sua documentação, como:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Currículo.

Dessa maneira, você deve indicar quais vagas você tem interesse e assim que surgirem oportunidades você é encaminhado para as empresas.

Contudo, é válido dizer que os postos de distribuição de vagas de emprego apenas fazem a conexão sua com as vagas de emprego.

Portanto, você precisa ainda passar pelos processos seletivos das empresas para garantir a vaga pretendida. Então, se prepare com as melhores técnicas para sair bem na entrevista de emprego.

Leia também: Conheça as novas vagas em concursos abertos e se inscreva