Saque FGTS Aniversário

Saque FGTS Aniversário: veja como funciona, como consultar e como sacar!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou FGTS, é um órgão responsável por assegurar os trabalhadores que perdem seus empregos sem justa causa. Sendo assim, ele funciona com o acúmulo de saldo de uma parte do salário descontada mensalmente.  Além disso, através do saldo do FGTS você poderá fazer os chamados empréstimos com antecipação FGTS e também fazer o saque do FGTS aniversário. 

Dessa forma, neste artigo iremos falar mais sobre como funciona o Saque FGTS Aniversário. Sendo assim, caso você tenha interesse em usar este recurso e tenha dúvidas, este é o artigo certo para você!

O que é o Saque FGTS Aniversário?

Os trabalhadores de carteira assinada possuem um órgão que assegura a demissão sem justa causa. Sendo assim, um recurso do FGTS é o de Saque-Aníversário, que pode ser solicitado pelo trabalhador anualmente no mês do seu aniversário. Sendo assim, caso você nasça no mês de janeiro, você terá até o último dia útil para solicitar o saque do saldo do seu FGTS. 

Dessa forma, é um ótimo recurso para quem está precisando de dinheiro e não possui outra alternativa. Segundo dados do próprio órgão, no ano de 2021 cerca de quase 10 milhões de trabalhadores CLT realizaram o saque-aniversário para completar seus salários e se livrar das despesas.

Como o Saque FGTS aniversário funciona?

Para tirar o saldo do FGTS pelo recurso do saque-aniversário é preciso primeiramente que você esteja no mês do seu aniversário para fazer a solicitação. Ainda mais, é preciso que você realize a migração/autorização para esta modalidade de saque. Sendo assim, é necessário que você realize esse procedimento ou pelo aplicativo FGTS ou pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal. Além disso, também é necessário que você esteja atento ao calendário de pagamentos do FGTS para este recurso. 

Veja também:
Cartão de crédito Neon | 100% Digital e Gratuito!
Empréstimo Itaú – Veja como contratar Online e Seguro!
Empréstimo Digio | Contrate o seu Online e Seguro!

Calendário de pagamento do saque-aniversário do ano de 2022

Sendo assim, confira a seguir o calendário de pagamento do saque-aniversário para o ano de 2022 :

Mês do nascimentoPeríodo do pagamento
Janeiro03 de janeiro até o dia 31 de março 
Fevereiro01 de fevereiro até o dia 29 de abril
Março02 de março até o dia 31 de maio
Abril01 de abril até o dia 30 de junho
Maio02 de maio até 29 de julho
Junho01 de junho até 31 de agosto
Julho01 de julho até 30 de setembro
Agosto01 de agosto até 31 de outubro
Setembro01 de setembro até 30 de novembro
Outubro03 de outubro até 30 de dezembro
Novembro01 de novembro até 31 de janeiro de 2023
Dezembro01 de dezembro até 28 de fevereiro de 2023

Como sacar o saldo do FGTS

Além disso, a depender de quanto você tem no saldo FGTS, o quanto você poderá retirar muda. Sendo assim, em nenhuma das hipóteses você poderá retirar 100% do seu saldo no recurso de saque-aniversário.

Dessa forma, para realizar a solicitação do saque, basta você ir no aplicativo do FGTS (que está disponível para Android ou IOS) e solicitar o benefício. Dessa forma, você receberá um prazo de 5 dias úteis até receber o dinheiro em sua conta bancária.

Além disso, para aqueles que preferem fazer o saque-aniversário presencialmente, basta apenas em algum caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, o saldo do FGTS poderá ser sacado com ou sem o cartão cidadão, basta seguir as instruções do caixa eletrônico.

Ainda mais, aqueles que optarem por sacar o benefício em uma casa lotérica, basta apenas utilizar seu cartão e senha. Além disso, é necessário levar algum documento pessoal com foto.

Saque-aniversário não caiu na minha conta

Isto pode acontecer por alguns imprevistos e erros de informação no sistema. Dessa forma, caso você tenha algum dado errado que não foi atualizado ou possua a conta de recebimento do saque-aniversário na modalidade conjunta, o recebimento de seu saque pode está sendo afetado. Dessa forma, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para saber mais sobre sua situação e entender o motivo do não aparecimento do seu benefício do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço.

Outras informações importantes sobre o saque-aniversário FGTS

Dessa forma, além de poder sacar o seu saldo no mês do seu aniversário, o saque-aniversário tem também o recurso de antecipação. Sendo assim, caso você esteja realizando um empréstimo com garantia FGTS você pode acionar este recurso para dar como garantia de seu empréstimo. Dessa forma, a antecipação do saque-aniversário poderá ocorrer com a antecipação de até 3 parcelas do seu saldo FGTS e a solicitação deste recurso poderá ser feita pelo aplicativo da Caixa ou pelo Internet Banking.

Considerações Finais

Por fim, se você está precisando de um dinheiro extra, seja para quitar uma dívida ou para fazer uma compra ou reforma em sua casa e está sem dinheiro, com certeza solicitar o saque-aniversário é uma ótima opção para você!! Sendo assim, não perca tempo, se você possui saldo no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço e não está em regime de Saque-Rescisão, esta é uma ótima oportunidade de ter um dinheiro a mais, sem muita burocracia.